sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Lar é onde o coração está - capítulo 66

 

A maioria dos convidados já havia chegado quando Diego e Marcelo entraram com Paulo que exibia uma expressão amuada ao ver que não havia nenhuma outra criança no local além dele, mas assim que Lola o viu, a mulher o abraçou e encheu de beijos, para em seguida levá-lo a mesa onde estavam os salgados e dar um pratinho com uma boa quantidade para o menino.



Do outro lado da sala de estar, que havia sido esvaziada para os convidados transitarem e também para montar o pequeno púlpito onde a juíza de paz celebraria os votos das duas senhoras, Mayara cumprimentava os recém-chegados com um gesto de cabeça e um sorriso cansado. Apesar de todos os remédios e práticas para se livrar das cólicas, ela continuava sentindo como se uma enorme mão invisível a apertasse com violência por dentro e em um gesto de reflexo, apertou o braço de Letícia com um pouco de força.

— Você quer sentar um pouco? Eu posso buscar uma cadeira e... — a morena interrompeu a namorada com uma negação de cabeça, onde já se viu ela sentar, quando era a festa de bodas das suas mães! Mas agradeceu num murmúrio a preocupação da outra.

— Eu aguento, só fica aqui do meu lado, por favor. — Letícia olhou para a moça ao seu lado exibindo uma expressão forçada de alegria enquanto os dedos longos dela envolviam seu pulso esquerdo com certa urgência. Queria dizer a Mayara que ela estava linda naquele vestido delicado de cetim azul-marinho e que o perfume dela era delicioso, queria dizer tanta coisa, mas sabia que naquele momento o que a outra precisava era saber que ela ficaria ao seu lado.

— Não saio do seu lado por nada. Respira fundo e lembre-se, se precisar de uma cadeira, eu vou buscar pra você. — Diego estava se aproximando das duas e ao abraçar a amiga, sentiu que por alguns segundos ela deixou o peso do corpo cair sobre ele, sinalizando estar exausta.

— A festa ficou linda May, parabéns por todo o esforço e organização, mas, você ta bem? — ao que viu a moça verbalizar em silêncio uma única palavra, “cólica” e se compadeceu por ela.

***

Quando chegaram à casa de Lola e Joana, estavam quase uma hora atrasados do horário informado, mas tinha sido culpa de Francisco que pegou uma rua errada e os fez virar em círculos no bairro. Mesmo assim Joaquim não estava bravo com o namorado por isso, afinal essas coisas aconteciam.

Assim que tocou a campainha, pensou pela enésima vez naquela noite se tinha sido uma boa idéia virem, talvez Lola só os tivesse convidado por educação, talvez tivesse sido melhor eles não...

— Vocês vieram, que bom! Entrem, entrem! — a senhora negra idosa falou animada quando os viu ali a sua frente e antes que passassem pelo batente, Lola fez questão de abraçar cada um dos dois e em seguida chamar a esposa para apresentá-los e quando Joaquim viu Joana, pensou que ela poderia muito bem ser a mãe biológica de Mayara, tamanha era a semelhança.

— Jo, esse é Joaquim, ele que tem cuidado da loja. E esse aqui é o namorado dele, Francisco. Essa é minha esposa, Joana. — cumprimentaram-se e os rapazes desejaram felicitações pelas bodas das duas para em seguida se misturarem com os demais convidados.

Enquanto Francisco puxava Marcelo para conversar, Joaquim se aproximou de Mayara, que estava com Letícia e Diego e claro, Paulo, que olhava a conversa dos adultos com um interesse genuíno.

— Oi pessoal. — saudou o loiro meio sem jeito, de todos ali, a única pessoa com quem ele tinha conversado um pouco mais foi Mayara, mas quando o viu, Diego abriu um sorriso simpático e o cumprimentou, para em seguida convidá-lo a ir com ele até a cozinha, pegar uma taça de espumante. “Uma só não vai fazer mal”.

Paulo permaneceu em pé ao lado de Mayara, observando como a moça parecia estranha. A pele dela estava alguns tons mais claros, como se a cor tivesse fugido e ela mordia o lábio inferior de tempo em tempo. Será que ela tinha pegado um resfriado?

— Então Paulo, sabia que a Talita vai vir pra cá semana que vem, passar uns dias na casa dos meus pais? — o menino abriu um sorriso alegre ao ouvir Letícia dizer aquilo e perguntou se eles poderiam ir soltar pipa de novo.

— Claro, só precisamos pedir pro seu irmão primeiro. Você ainda tem aquela pipa que eu te dei no começo do ano? — o menino se animou ao contar que sim, que ela estava guardada com cuidado no maleiro do guarda-roupa do irmão.

— Que legal, a Talita vai ficar feliz de te ver de novo também. Ela sempre pergunta de você quando falo com ela pelo skype. — Letícia lançou um olhar rápido para a namorada, que começava a dar sinais de que ia escorregar pela parede a qualquer segundo e em seguida se abaixou na altura de Paulo para sugerir que ele viesse com ela buscar uma cadeira para Mayara.

Enquanto iam até a cozinha, o menino perguntou o que a moça tinha, ao que Letícia tentando explicar, mas sem entrar em detalhes que o garoto não entenderia, disse que a morena estava com um pouco de dor de barriga e de cabeça.

— Ela ficou cansada, sabe? Organizar essa festa foi bem difícil. Mas a gente vai ajudar ela, não é? — o menino fez um gesto de positivo com o polegar e sorriu, enquanto ajudava a outra moça a pegar uma das cadeiras na cozinha. Ele gostava de Letícia e gostava mais ainda que ela cuidava bem de Mayara.

Joaquim e Diego conversavam sobre cinema e filmes que gostariam de ver futuramente e o loiro podia confirmar que se sentia confortável falando com o outro, era como se fossem amigos há um bom tempo, e apesar de saber que não conhecia o outro há tempo o suficiente para falar de assuntos mais particulares, mesmo assim, aquele sentimento de que tinha outra pessoa além de Francisco para conversar, nem que fossem amenidades, o deixou feliz.

— Dá pra acreditar que elas estão fazendo 35 anos de casadas? — Diego perguntou animado enquanto tomava um gole de espumante e via Joaquim exibir uma expressão meio deslocada e ao mesmo tempo surpresa.

— Pois é, tanto tempo juntas, deve ser incrível... — O loiro olhou para um ponto qualquer na cozinha e então após decidir mentalmente que devia levar aquela conversa em frente, perguntou.

— Me diz uma coisa, Diego. Como é ser casado? Digo, a dinâmica do cotidiano é muito diferente de quando vocês namoravam? — ouviu o outro comentar que a única diferença na verdade era que eles agora moravam na mesma casa, “E tem o Paulo, mas isso é outra coisa”.

— Então... Vocês só foram no cartório e assinaram os papéis e foi isso? Não mudou nada na vida de vocês? — assim que as palavras saíram, o loiro se deu conta de que tinha sido grosseiro e emendou um pedido de desculpas, enquanto sentia o rosto esquentar.

— Eu não tou acostumado a conversar com outras pessoas e às vezes sai... Essas pérolas do absurdo... — desviou o olhar para um ponto acima da geladeira onde um pingüim de cerâmica usando touca e cachecol assistia a conversa deles com uma expressão fixa de desinteresse.

— Não, ta tudo bem, eu entendi o que você quis dizer. Sabe, na pratica é isso mesmo, nada mudou, a gente continua indo trabalhar, fazendo as compras do mês, saindo de vez em quando, mas aquele pedaço de papel me confirma que o Marcelo é meu marido, e que eu sou o dele. Talvez não pareça grande coisa pra quem ta de fora, mas pra mim é importante saber que a nossa união é reconhecida pela lei. — Diego se sentiu meio sem jeito com o olhar fixo que o outro rapaz estava lhe dando, mas ao ouvir o comentário que veio em seguida, não conseguiu deixar de sorrir.

— Parece um motivo muito bom pra casar... Eu perguntei isso porque já faz um tempo que o Francisco vem sugerindo que a gente também deveria casar, sabe, no cartório, mas eu tenho um pouco de receio... Sei lá. — Diego olhou para aquele rapaz loiro na sua frente e pensou que, apesar de terem poucos anos de diferença, naquele momento ele se sentia tão mais adulto e vivido, o bastante para talvez arriscar dar um conselho.

— Joaquim, eu vou falar uma coisa, mas você não precisa aceitar só porque Fui eu quem falou, mas, por mais que você goste do Francisco, a decisão de aceitar ou não oficializar o relacionamento de vocês é apenas sua. Não aceite por pressão ou só porque você quer agradar ele. Faça só quando sentir que é o que você também quer. — era uma coisa extremamente obvia, mas ao ouvi-la de outra pessoa, o loiro percebeu que fazia tanto sentido quanto quando ele dizia isso para si mesmo.

— Obrigado pelo conselho, Diego e por não ficar irritado com toda essa porcaria que eu falei antes... — ouviu o outro dizer “não se preocupe com isso” e ele ia dizer mais alguma coisa, mas Mayara começou a chamar os convidados para virem presenciar os votos de bodas de suas mães.

Em frente a lateral da escada que levava aos quartos, havia sido montado um pequeno púlpito atrás do qual estava a ministra de paz, uma senhora asiática de cabelos grisalhos presos em uma longa trança lateral, que após ver que todos os convidados haviam se agrupado ao redor do espaço, sorriu de forma terna e começou a falar.

— Queridas pessoas presentes, estamos hoje aqui para celebrar as bodas de 35 anos de Dolores e Joana, que optaram por reafirmar seu amor através de votos escritos por elas. — em seguida a mulher fez um gesto na direção das duas idosas, que se aproximaram.

— Posso ir primeiro, querida? É capaz que eu me atrapalhe e demore o dobro do tempo mas... Tá bom... Tá bom. — articulou Joana enquanto segurava uma das mãos da esposa, enquanto que com a outra, aproximava um cartão de papel perto dos olhos e comentava “quando se chega nessa idade...” fazendo os convidados rirem baixinho.

— Dolores, eu me lembro como se fosse hoje do dia em que te vi pela primeira vez. Você estava em uma manifestação pelos direitos das mulheres, exibindo a expressão raivosa mais linda que eu já tinha visto, com aquele cabelo afro bonito, que crescia para todos os lados de forma tão livre e... Por alguns segundos, nossos olhos se cruzaram e eu soube que você era a pessoa certa pra mim. — Joana suspirou enquanto afastava o cartão de perto do rosto para tentar ler melhor.

— Na época você estava namorando com outra e eu pensei que não tinha chance, até que eu te vi na revolta do Ferro’s Bar* e você estava sozinha e quando tudo acabou, nós estávamos uns cacos e eu me ofereci pra te pagar uma bebida e só começamos a namorar mesmo um ano depois e... Estou divagando aqui! Vocês devem estar cansados e querendo ir embora, não é? — um coro de “não” ecoou pela sala fazendo Joana sorrir e dizer que “já estou quase terminando”.

— Enfim, Lola, meu amor. 35 anos ao seu lado, criando juntas a nossa menina e enfrentando todo tipo de problema que surgiu, o que eu estou tentando dizer é que te amo mais do que posso colocar em palavras e ficaria feliz de passar todos anos que ainda me restam de vida, ao seu lado. — Lola estava com lágrimas escorrendo pelas bochechas macias cor de chocolate e por alguns segundos ela não disse nada, causando um silencio desconfortável nos demais presentes, até que...

— Meu Deus Joana! Mulher sabe como me deixar sem palavras! E agora o que eu digo, depois dessa declaração tão linda? — Joana abraçou a esposa e sussurrou em seu ouvido, para que apenas ela ouvisse. “Só que você ainda me ama”.

— Você sabe que eu amo, sua boba! Eu te amo tanto sua velha ranzinza... Que nem consigo ficar brava por você ter estragado meus votos de bodas. É amor o suficiente pra você? — em resposta Joana beijou a esposa na testa e depois nos lábios, sob uma chuva de aplausos dos presentes.

Ainda com algumas lágrimas teimosas surgindo nos cantos dos olhos, Lola convidou as pessoas a irem até a mesa onde estava o bolo, para se servirem de um pedaço. Mas antes Mayara pediu que as duas posassem para uma foto cortando uma fatia.

— É um bolo muito bonito. — Letícia comentou enquanto guiava a namorada de volta para a cadeira no canto da sala. Mayara estava reclamando de vertigem e as cólicas estavam insuportáveis.

— Você nem imagina a dor de cabeça que me deu pra encomendar... — murmurou a morena e então contou a namorada sobre a dificuldade na confeitaria. Mas no fim, tudo deu certo, a noite estava quase acabando e após ela ajudar as mães a dar uma limpada na casa, iria para o apartamento de Letícia.

— May, sua mãe Lola disse pra eu trazer pra você. — Paulo estava parado a sua frente com um considerável pedaço de bolo, o qual a moça pegou e agradeceu e sem pensar muito, começou a comer e no mesmo segundo o açúcar pareceu bater em cheio lhe dando alguma energia.

O garoto estava se divertindo entregando os pedaços de bolo para os convidados e por fim, quando pegou o seu, foi se sentar entre Marcelo e Diego no sofá, que conversavam com Francisco e Joaquim e o garoto pensou que, se aquilo foi uma “festa de bodas” ele queria ir em outra no futuro.

***

Depois de se despedirem dos últimos convidados, Mayara, auxiliada por Letícia, começou a recolher os pratos e copos descartáveis e jogá-los dentro de um saco plástico, quando Joana a impediu de continuar, ao tomar o saco de lixo das suas mãos.

— Nada disso filha. Você fez muito por nós todos esses dias. Vá pra casa da sua namorada e amanhã eu e Lola damos um jeito nisso. — a idosa indígena a encarou com um olhar fixo e profundo e em seguida complementou com um comentário irônico.

— Vocês realmente acharam que íamos limpar essa bagunça hoje? O lixo não vai a lugar nenhum e nós duas também não, já vocês... Vão descansar! A gente vai tomar cuidado para não escorregar nem nada que gente velha costuma fazer. — sob a insistência de Joana, complementada pela de Lola, a moça acabou cedendo e quando estava no carro com a namorada, Mayara não conseguia deixar de se sentir chateada.

— Eu não sei nem como começar... Quem sabe com, obrigada por ter vindo a festa de bodas das minhas mães e ter segurado a minha mão e me dado apoio quando eu estava com dor... Ou talvez, me desculpa pelas minhas mães terem praticamente me empurrado para ir embora com você e eu... Ai não! Eu nunca choro quando estou assim, juro! Mas dessa vez... — e ela estava chorando mais uma vez naquele dia. Que droga!

— Você não tem de pedir desculpa por nada, até porque lembra que fui eu quem sugeriu que ia te levar lá pra casa, pra gente tomar um chocolate quente e ver filmes antigos embrulhadas no edredom? E sobre ter ido à festa, foi um prazer. As suas mães são tão fofas, apaixonadas depois de tantos anos juntas. — enquanto o sinal estava fechado, Letícia fez um agrado no rosto da namorada e secou algumas lágrimas dela com o polegar e pensou que mesmo chorando, Mayara continuava linda.

— Eu não sou assim sempre, você sabe né? Afinal estamos saindo há mais de seis meses, mas... Sei lá, foi tudo junto e daí boom, a gota que faltava apareceu hoje de manhã... Obrigada por ser tão compreensiva, eu vou te recompensar no futuro, pode ter certeza. — e então ela sentiu os lábios macios e mornos de Letícia contra os seus e o contato foi gostoso e agradável e com certeza teria permitido que a outra aprofundasse o beijo, se o sinal não tivesse aberto e alguém atrás delas não tivesse buzinado com violência.

Isso as fez rir, pois nada estragaria aquela sensação de cumplicidade e carinho que estavam compartilhando agora.

Continua...

Nota do capítulo:

Oi gente,

Neste capitulo a gente viu a festa de bodas das mães da Mayara e eu vou dizer pra vocês, foi uma cena tão gostosa de escrever! + também tivemos a May sofrendo os efeitos mensais (que como eu disse antes e varia de pessoa para pessoa que menstrua, mas algum dos sintomas todo mundo que passa por isso deve ter reconhecido).

Também teve a aproximação do Joaquim com o Diego, eu pretendo em breve arrumar mais algumas amizades pro loirinho, pra ele sair e conversar e tal.

Espero que tenham gostado desse capítulo e se tudo der certo eu vou retomar o ritmo e atualiza semanalmente de novo (essa observação é válida para quem está lendo no período de 19 de Agosto).

*A revolta do Ferro’s bar aconteceu em 19 de Agosto de 1983 e foi um levante lésbico contra a ditadura militar. Bar que costumava ser um ponto de encontro da comunidade lésbica, instigadas pela proibição do dono do bar de elas venderem um boletim informativo feito para a comunidade lésbica paulista. Após tentativas violentas de expulsão das mulheres, elas conseguiram com o apoio de grupos LGBT+ e figuras políticas lerem o manifesto contra a repressão e pelos direitos das mulheres lésbicas. O levante resultou não só em um pedido de desculpas do dono do bar, como também a liberação para distribuírem o boletim. A revolta do Ferro’s bar é considerada a primeira grande manifestação política da comunidade lésbica no Brasil. (viu, fanfic também é cultura).

Enfim gente, espero que tenham gostado do capítulo e prometo que vou me esforçar para voltar a atualizar a história semanalmente. Obrigada por ler até aqui e por favor, deixe um comentário, sua opinião é muito importante para mim.

Perséfone Tenou

Nenhum comentário:

Lar é onde o coração está

Sinopse: A vida de Diego mudou completamente quando ele recebeu uma ligação num Domingo de manhã, informando que sua mãe, com quem ele n...